domingo, 26 de setembro de 2010

As origens de Torres

O alemão Herrmann Rudolf Wendroth, artista e soldado, desenhou as “torres” estratégicas em 1851

Por suas peculiaridades geográficas, o sítio onde hoje se ergue a cidade de Torres era conhecido desde o início da ocupação do território ao sul de Laguna. À margem do Mampituba e tendo como referência as “torres” junto ao Atlântico, o local era mencionado por viajantes como ponto de pouso ou como indicativo de rota.
Foi ali que, em 1777, o general Diogo Funck, sueco a serviço de Portugal, ergueu uma fortificação na subida do atual Morro do Farol para enfrentar os castelhanos que, depois de terem dominado Desterro, ameaçavam invadir a Capitania avançando para o sul.
Foi por Torres que, em 4 de junho de 1820, o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire (1779-1859) ingressou na capitania do Rio Grande. Na guarda de Torres, a comitiva do cientista pagou pedágio. “... chegamos aos montes que têm esse nome (Torres); um relvado muito rente ao chão, um pouco mais elevado que a praia, estende-se até à beira-mar, acima do monte que fica mais ao norte”. Saint-Hilaire refere que, naquele momento, havia projeto “de localizar em Torres a sede de uma paróquia”. Já estava ali o madeiramento necessário para a construção da igreja, dedicada a São Domingo das Torres.
Pela lei 1.152, de 21 de maio de 1878, Torres foi desmembrada de Conceição do Arroio (Osório).

Túnel do tempo
Almanaque gaúcho
Olyr ZavasCHi

Nenhum comentário:

Postar um comentário