quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A EVOLUÇÃO GEOLÓGICA DA REGIÃO DE TORRES

A região de Torres oferece ao visitante feições naturais não apenas de rara beleza, mas também muito interessantes do ponto de vista geológico. Neste breve trabalho, pretendemos mostrar, em largos traços, a constituição do subsolo desta porção do estado, detendo-nos um pouco mais nas formações geológicas aflorantes, já que são estas as acessíveis ao olhar e à admiração dos moradores e dos muitos visitantes que a cidade recebe todos os anos.
A geologia da região foi estudada e pesquisada nas décadas de 1970 e 1980 pela Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que efetuou na área prospecção para carvão e outros estudos.

A COLUNA ESTRATIGRÁFICA DA REGIÃO DE TORRES

Dentre os vários furos de sonda executados pela CPRM nos arredores da cidade de Torres, selecionamos a que tem a sigla A T -08-SC, executado em dezembro de 1977, a 2.5 Km ao norte da cidade, já no Estado de Santa Catarina, portanto.
Esse furo atingiu 952.40 m de profundidade, sendo interrompido em meio a um espesso intervalo de rocha ígnea, mas quando estava já próximo ao embasamento cristalino, ou seja das rochas mais antigas do local.
...Continua em PDF:


Pércio de Moraes Branco
Historiador e Geólogo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM,
Porto Alegre, RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário