sexta-feira, 27 de maio de 2011

Assim começou a aviação comercial em Torres.


"Muita gente acredita que com a construção do Aeroporto Regional de Litoral, na praia Paraiso, começa a era da aviação comercial  em Torres. Poucos sabem, porém, ela começa em 1927, ano em que a Varig inaugurou 3 vôos comerciais regulares Rio Grande-Pelotas-Torres, linha servida por 2 hidroaviões, o “Atlântico” e o “Gaúcho”, com tripulação e 6 passageiros. Aquaterrisava na lagoa da Itapeva, na ponta do porto dos Cunhas. O hidroavião pousava e uma canoa de porte médio apanhava os passageiros e levava-os para uma casinha às margens da Lagoa. Dali uma diligência conduzia os passageiros até a estrada do Casqueiro, via praia, até o Farol Hotel. Estes vôos duraram quase até os anos 50".

(fato relatado por Heitor Matos Carneiro)
O Almanaque das Torres
Sérgio Abel Anflor
maio/2000
produção: Jornal Gazeta

Hidroavião da foto:
Fairey Gordon – Aeronave de esclarecimento e bombardeio, versão anfíbia e terrestre, motor Armstrong Siddeley Panther de 550 hp, velocidade máxima de 145 mph, podendo carregar até 500 lb de bombas e ser armada com uma metralhadora Vickers à frente e uma outra Lewis no cockpit traseiro.
Foram adquiridas em 1931 pela Aviação Naval e utilizadas até 1943, quando foram desativadas pela FAB. (pesquisa: Pedro Inácio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário